FE Batatais
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
137
Espécies com foto:
137
Espécies com som:
1
Total de registros:
318
Total de fotos:
317
Total de sons:
1

primeiros registros fotográficos

arredio-do-rio
Miguel Veronez
joão-porca
Leticia de Oliveira Souza
jaçanã
Leticia de Oliveira Souza
bacurau
Leticia de Oliveira Souza
curió
Leticia de Oliveira Souza

primeiros registros sonoros

chibum
Carlos Gussoni
Áreas de Observação

Floresta Estadual Batatais

Trata-se de Unidade de Conservação localizada no município de Batatais, Estado de São Paulo, que possui 1.478,55 hectares e cujo objetivo básico é o uso múltiplo sustentável dos recursos naturais e a pesquisa científica.

A área possui relevo de colinas amplas, com altitude média de 880m, e é ocupada por reflorestamento de pinus e eucalipto (aproximadamente 80%) e Floresta Estacional Semidecidual (aproximadamente 20%). O clima de inverno é seco e a temperatura média anual é de 22º. No interior da U.C. existem duas nascentes formadoras dos córregos da Prata e da Estiva, que contribuem para o abastecimento do município de Batatais.

Segundo o Instituto Florestal do Estado de São Paulo, órgão que administra a U.C., no fragmento de floresta nativa encontram-se espécies como copaíba, canela, jequitibá e cedro. Ali, ainda segundo o IFESP, vivem lobos-guarás, jaguatiricas, macacos-pregos, sagüis e grande variedade de aves.

Não localizamos estudos científicos que confirmassem essas informações e as detalhassem.

Consta, porém, que “A CTEEP concluiu, em 2012, a compensação ambiental na Floresta Estadual de Batatais, que contemplou replantios totais de 33 hectares e adensamentos de florestas em 7,46 hectares. A ação foi realizada em atendimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ambiental, firmado em 2002, que determinou a recuperação total de 272,9 hectares, em áreas administradas pelo Instituto Florestal (entidade vinculada à Secretaria do Meio Ambiente). O plantio teve início em 2007, de acordo com o plano de recuperação desenvolvido em parceria com a FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, envolvendo 129,01 hectaeres em regime de plantio total e 143,98 em regime de adensamento e regeneração natural”.

História

Em 04 de agosto de 1.943, através do Decreto-Lei nº 13.498 foram declaradas de utilidade pública, a fim de serem adquiridas pela Fazenda do Estado, mediante desapropriação judicial ou por via amigável, áreas de terreno situadas no município de Batatais, com benfeitorias, necessárias a instalação de um horto florestal subordinado a Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio.

O mais curioso é que houve uma subscrição pública entre os habitantes de Batatais, através da qual foram arrecadados R$ 60.000,00, valor esse que foi transferido ao Governo do Estado para efetuar o pagamento da desapropriação (Artigo 2º do D.L 13.498/43).

Infra-estrutura

Segundo a página mantida na internet pelo Instituto Florestal, não existe infra-estrutura na área. CLIQUE AQUI e confira.

Apesar disso, segundo a mesma instituição, a área permite a realização de caminhadas, observação de flora e fauna, ciclismo e outras atividades ao ar-livre junto a lagos, lagos e rios.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

Instituto Florestal do Estado de São Paulo

http://www.iflorestal.sp.gov.br/areas_protegidas/index.asp

ALESP]

http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto.lei/1943/decreto.lei-13498-04.08.1943.html

CTEEP

http://cteep.riweb.com.br/rao/2012/pt-br/desempenho-ambiental.html